PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARA ESTÁGIOS

     A Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL) possui parcerias com diferentes instituições de ensino superior (UNOPAR e UEL), proporcionando aos acadêmicos da área de saúde destas instituições a vivência prática em cenários hospitalares com diferentes perfis de pacientes e graus de complexidade, certamente trazendo grande contribuição para a formação destes profissionais.

     A ISCAL também atua como campo de estágio internacional, a partir de uma parceria com a Universidade do Quebec à Chicoutimi (UQAC)  para inicialmente alunos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem. Este estágio propicia aos alunos canadenses, por meio de um estágio observacional, conhecer  a realidade da assistência à saúde e do cuidado de pacientes de alta complexidade em um país em desenvolvimento como o Brasil. Esta parceria reforça o pioneirismo da ISCAL, ao ser o primeiro complexo hospitalar da região norte do Paraná a ter esse tipo de parceria e estágio. 

 

NORMAS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OU EXTRACURRICULAR

O estágio curricular ou extracurricular a ser realizado na Irmandade da Santa Casa de Londrina, é voltado para acadêmicos dos cursos de graduação em saúde. Trata-se de estágio não remunerado, que proporciona ao aluno acompanhar a rotina do setor, sempre sob supervisão de um médico ou profissional da área de saúde, e participar das atividades da área como discussões de casos e reuniões científicas. Proporciona a vivência, conhecimento teórico e prático. Apresenta os conceitos primordiais de relacionamento com pacientes, baseados em respeito, cordialidade e comunicação efetiva.

CRITÉRIOS

  1. O período mínimo aceito para realização do estágio é de sete dias e o máximo é de sessenta dias.
  2. O estágio só é permitido para alunos que estejam cursando, no mínimo, o segundo ano, em nível de graduação ou residência.

 

SOLICITAÇÃO

Para solicitar a realização de estágio, o aluno deve entrar em contato com o IEPI-ISCAL, que orientará sobre os documentos necessários para o pedido. São eles: 

  •      Formulário de apresentação do estudante  [FAZER DOWNLOAD]
  •      Termo de compromisso de estágio, segundo modelo da Instituição de Ensino Superior (apenas para estágio curricular)
  •      Proposta de plano de trabalho para o estágio  [FAZER DOWNLOAD]
  •      Carta-aceite do supervisor de estágio (quando já houver supervisor)  [FAZER DOWNLOAD]

Os documentos que necessitarem de assinatura devem ser digitalizados.

Caso o aluno não tenha supervisor definido, a ISCAL indicará um supervisor. Este deve ser um profissional atuante na ISCAL e na área pretendida para o estágio.

Com os documentos preenchidos, o aluno deve encaminhá-los via e-mail para o IEPI, com o assunto “Solicitação de estágio”. A solicitação de estágio pode ser feita em qualquer período do ano. O e-mail para encaminhamento da solicitação é o iepi@iscal.com.br.

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Em caso de aceite da solicitação pela ISCAL, para iniciar o estágio, além dos documentos já entregues, o aluno deverá encaminhar ao IEPI-ISCAL:

  • Termo de Sigilo e Confidencialidade preenchido pelo estudante;
    Declaração de matrícula;
    Cópia/Declaração do Seguro Estudantil “de Vida e Acidentes Pessoais” (verificar com a instituição de origem apólice coletiva para seus estudantes).

 

INÍCIO E ACOMPANHAMENTO

Após a entrega de todos os documentos citamos acima, o IEPI-ISCAL orientará o aluno quanto ao início do estágio. Durante o estágio, o aluno ficará sob responsabilidade do supervisor e deverá:

  • Seguir as normas da ISCAL, incluindo as normas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH);
    Usar paramentação adequada;
    Dentro do hospital, freqüentar apenas os locais descritos no plano de trabalho, nos dias e horas definidos.
  • Finalizado o período de estágio, o supervisor fará a avaliação individual do aluno e o IEPI-ISCAL emitirá uma declaração de realização da atividade. O prazo de entrega da avaliação e da declaração é de dez dias úteis, após o fim do estágio.

Importante: pedidos que não forem feitos em conformidade com as instruções acima não serão aceitos.