O Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência e Cuidados Intensivos da Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL) foi criada em 2017, colaborando para o fortalecimento de uma das vocações da ISCAL, que é formar e capacitar profissionais para atuarem de forma ética, especializada, humanizada na área hospitalar e contribuir para o avanço e melhoria do SUS.
Há em todas as especialidades o acompanhamento e a orientação dos atendimentos, sendo realizada pelos docentes-tutores. Além disso, faz parte da rotina do residente as discussões de caso, ações multiprofissionais, apresentação de seminários temáticos, participação em atividades de inovação, elaboração de projeto de pesquisa e trabalho de conclusão de curso.
ENFERMAGEM
O enfermeiro receberá fundamentação teórico-prática de forma a contemplar o contexto da atuação de enfermagem nos âmbitos clínico, cirúrgico, intensivo e de urgência e emergência do Hospital. Nesse contexto, o enfermeiro terá acesso às informações e atividades para promover o desenvolvimento de sua capacidade profissional para desempenhar atendimentos aos pacientes de alta complexidade em Unidades de Terapia Intensiva, Pronto Socorro e Enfermarias.
FARMÁCIA
O farmacêutico receberá fundamentação teórico-prática de forma a contemplar a farmácia clínica, centro cirúrgico, almoxarifado, farmácia central. Essa atuação promove o desenvolvimento e experiência na área de análise de prescrição e conciliação medicamentosa, farmacoeconomia, dispensação de materiais e medicamentos.
FISIOTERAPIA
O fisioterapeuta receberá fundamentação teórico-prática de forma a contemplar os atendimentos realizados no leito com pacientes de UTI e Urgência e Emergência. Essa atuação promove o desenvolvimento de habilidades para o atendimento aos pacientes críticos e capacita o residente a avaliar a capacidade cardiopulmonar, a realizar a elaboração de protocolos para tratamento e condutas que favoreçam a reabilitação dos pacientes.
NUTRIÇÃO
O nutricionista receberá fundamentação teórico-prática de forma a contemplar o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios alimentares associados ao processo do adoecer. Essa atuação promove o desenvolvimento de habilidades para o atendimento aos pacientes críticos e capacita o residente a avaliar a necessidade de alteração na dieta, na elaboração de dieta personalizada ao paciente grave, atendimento às prescrições de dieta e suas diversas modalidades, além de atuação na cozinha hospitalar.
PSICOLOGIA
O psicólogo receberá fundamentação teórico-prática de forma a contemplar o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios psicológicos associados ao processo do adoecer e de morte. Dentre essas informações e atividades destacam-se: entrevista inicial, intervenções psicológicas, atendimentos aos familiares, atendimentos em casos de violência, supervisão clínica e institucional, discussões de caso, ações multiprofissionais, apresentação de seminários temáticos, elaboração de projeto de pesquisa e trabalho de conclusão de curso.