Em 2018, com o apoio da Fundação Araucária, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da ISCAL (IEPI-ISCAL) criou o Núcleo de Inovação Tecnológico da ISCAL (NIT/IEPI-ISCAL), indo de encontro com o Marco Civil da CT&I (Lei nº 12.243/2016) que prevê o estímulo às atividades de inovação em Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e nas empresas. 

O NIT/IEPI-ISCAL é o braço executivo do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da ISCAL, em conformidade com o disposto na Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004 e no Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005. Assim, ele tem como finalidade gerir e zelar pela manutenção da política de Inovação da ISCAL, mediante atuação multidisciplinar, multiprofissional e multisetorial no complexo hospitalar.

Entre as principais atividades do NIT/IEPI-ISCAL podemos destacar:

  1. Gerir a política de inovação da ISCAL.
  2. Promover ações de proteção da propriedade intelectual e gerenciar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição.
  3. Atuar na frente de captação de recursos para inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
  4. Realizar eventos ligados à inovação, pesquisa e empreendedorismo na área da saúde.
  5. Sensibilizar e capacitar profissionais de saúde e pesquisadores para o desenvolvimento de projetos com foco na inovação.
  6. Fomentar a cultura inovadora dentro do complexo hospitalar.
  7. Atender e orientar inventores independentes que tenham interesse em desenvolver projetos inovadores na área da saúde.